Friday, January 22, 2021

Poema - "Quando - já tempo e espaço anulados no além - "

 Poema de MARINA STELLA


Quando - já tempo e espaço anulados no além - 

O espírito acordar deparando outra vida,

hão de se abrir na luz perspectivas de auroras

glorificando a paz e a verdade esquecida.


Quando o espírito enfim já do mundo liberto 

puder rever paragens sem limitações

compreenderá feliz a grandeza infinita

de Deus criando vida em outras dimensões.


Diante do fulgor dos astros no universo

e dos anjos a voz cantando em melodias

será o sonho um farol nas emoções imerso: 


e deve ser tão grande a alegria sem dor

que - ao largo, o coração, em lampejos da mente 

emergirá vibrando em milagres de Amor!


Marina Stella Quirino Marchini

Sombra e Claridade

São Paulo: João Scortecci Editora, 1989.




Comentários


O objetivo destes comentários é ajudar quem esteja iniciando em leitura de poesia. Realmente, muitos leitores e leitoras não precisam desses comentários, mas terão paciência em compreender por que aqui os insiro. 

Escolhi este poema neste livro porque já gostei do verso introdutório, que considera tempo e espaço atributos da existência terrena; algo que nos limita, mas não precisam existir, dessa forma, em uma possível existência pós-terrena. Vai da crença de cada um, mas eu gostei pelo aspecto filosófico de que tempo e espaço são criaturas de nossa existência de criaturas. 

Também gostei da elegância formal do poema.

Apesar de nesse referenciado pós-vida-terrena, não existir o tempo, existe a perspectiva, como de futuro, de coisas que se desvelam ("perspectivas de auroras"), bem como uma saudade de paragens, que no entanto, são sem limites, são diferentes das que conhece o mundo terreno, pois são espirituais. 

Também há menção a uma criatividade infinita de Deus criando vida em outras dimensões. Ou seja, há muito mais do que conhecemos neste mundo terreno, há uma criação bem maior do que aqui, em nossos limites, imaginamos. Podemos vislumbrá-la com a noção dada pela intuição da fé.  

Também gosto da concordância entre a imensidão astronômica e a voz dos anjos, não há que negar um pelo outro. Nesse mundo espiritual, há também sonho e emoções.

O coração é proeminente, mas acompanhado da mente ("lampejos da mente"), e a realidade desse mundo espiritual é "alegria sem dor", pois ele consiste, especialmente, em puro Amor. 

Elisa